Gato-mourisco é reintegrado à natureza com colar de monitoramento
Animal possui aproximadamente dois anos e meio e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros; saiba mais
Por Guilherme Machado | 02/04/2025 08:04 - Atualizada às 02/04/2025 08:13

Foto: Divulgação/Ibama
Gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi)
Um gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) foi reintegrado à natureza com a utilização de um colar de monitoramento remoto. O caso, que aconteceu no Estado do Rio de Janeiro, é protagonizado pelo felino, que estava debilitado durante o seu resgate.
O auxílio do rádio-colar servirá para acompanhar a interação do animal com o meio ambiente. Além disso, os profissionais irão estudar as formas de conservar a vida da espécie, que é considerada rara. A soltura foi realizada com a ajuda do Programa Carnívoros do Rio.
Como foi o resgate?
O felino foi encontrado por moradores de uma área de transição entre mata e a zona rural de Paracambi, no Rio de Janeiro. O gato-mourisco fêmea possui aproximadamente dois anos e meio e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
Após isso, o animal recebeu cuidados no Cetas, onde foi avaliado para saber sobre o seu processo de readaptação. A definição do território no qual a espécie ficaria para ser estudada foi escolhida devido aos critério ecológicos. Com o uso do rádio-colar, pesquisadores poderão avaliar dados do gato-mourisco a partir de seu deslocamento.
Veja o momento em que o animal retornou à natureza: